Pediatria é uma palavra de origem grega (paidos: criança e iatreia: processo de cura). Ela é a especialidade médica dedicada à assistência biopsicossocial da criança, do nascimento até a adolescência. Ela surgiu, como especialidade, no final do século XIX, devido aos elevados índices de mortalidade infantil e ausência de profissionais especializados para cuidar de crianças.

Os aspectos promoção de saúde envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), nutrição, prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). A nossa pediatria incorpora em suas consultas de rotina (Puericultura) do nascimento até os 18 anos de idade.
A consulta de puericultura é pautada na premissa de que também compete ao médico pediatra a orientação da família sobre a proteção integral à criança. Confira abaixo os itens avaliados em uma consulta de puericultura:
– Avaliação do estado nutricional da criança;
– Avaliação do histórico alimentar;
– Avaliação da curva de crescimento pelos parâmetros antropométricos;
– Estado vacinal;
– Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor;
– Avaliação do desempenho escolar e dos cuidados dispensados pela escola;
– Avaliação do padrão de atividades físicas diárias;
– Exame da capacidade visual;
– Avaliação das condições do meio ambiente;
– Avaliação dos cuidados domiciliares dispensados à criança;
– Avaliação do desenvolvimento da sexualidade;
– Avaliação quantitativa e qualitativa do sono;
– Avaliação da função auditiva;
– Avaliação da saúde bucal.
Nossas consultas incluem pastas com orientações gerais em crescimento e desenvolvimento, nutrição, segurança e higiene, além de aspectos específicos de cada faixa etária e gênero. Assim como elementos de psicologia infantil, psicanálise e pedagogia.
Já os aspectos clínico/curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente. Além das doenças comuns da pediatria geral atendemos com enfase nas doenças infecciosas (causadas por um agente infeccioso: virus, bactéria, fungos, etc.).
A infectologia pediátrica é uma subespecialidade médica que investiga e trata as doenças infecciosas em crianças – desde problemas mais comuns, como as infecções de ouvido, até doenças raras ou potencialmente mais graves.
Principais doenças
O Infectologista Pediátrico está habilitado para atendimento de infecções tanto comuns (otites, pneumonias, infecções de pele, etc.) como as complexas, mais raras e graves. Além disso, abrange a assistência a pacientes com infecções congênitas (crianças que nasceram de gestantes portadoras de doenças infecciosas tendo se exposto ou infectado por essas situações, como sífilis congênita, toxoplasmose congênita, citomegalovírus congênito, rubéola congênita, hepatite B e C, HIV entre outras) ou adquiridas (varicela, dengue, tuberculose, hepatites, HIV, caxumba, meningite, pneumonias complicadas, doenças sexualmente transmissíveis nos adolescentes, entre outras). Cabe ainda ao infectologista o seguimento e investigação de casos de febre prolongada ou de infecções comuns que tenham evolução não satisfatória. Outra área de atuação do Infectologista Pediátrico dentro de consultórios é a orientação de imunizações (vacinas), com esclarecimento sobre esquemas vacinais de diferentes esferas (pública e privada), além de especificidades desta para pacientes com diferentes situações (por exemplo imunização no prematuro, no diabético, no paciente com HIV, no paciente em quimioterapia, entre outros).
“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.”
Johann Goethe